DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Divulga Cientista – Rosa Ester Rossini

Crédito da foto: Jiro Mochizuki

Crédito: Jiro Mochizuki

O Divulga Ciência homenageia hoje a geógrafa Rosa Ester Rossini, um dos grandes nomes da geografia no Brasil.

Rossini figura na quarta edição da série Pioneiras da Ciência no Brasil, lançada pelo CNPq em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Nascida no dia 09 de outubro de 1941, em Serra Azul, interior de São Paulo, a cientista sonhava em sua juventude se tornar professora de geografia, algo considerado ousado para a época.

Rossini concluiu a graduação na Universidade de São Paulo (USP) em 1964, e logo começou a lecionar na Pontífice Universidade Católica (PUC-SP), também na capital paulista, e em muitos outros colégios.

Já nos finais da década de 1960, passou a se aprofundar sobre o fenômeno das migrações e, em 1967, mesmo como docente do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, iniciou os seus estudos na Pós-Graduação em Geografia da USP. Conviveu e aprendeu com os grandes nomes da geografia como Milton Santos.

Concluiu em 1971 sua dissertação de mestrado. Também no mesmo ano, Rossini foi convidada para coordenar, na Secretaria da Educação, o projeto “Caracterização Sócio-Econômica dos Municípios do Estado de São Paulo”. Ela se tornou uma das primeiras geógrafas brasileiras a discutir os dilemas vinculados ao forte êxodo rural como, por exemplo, a concentração da população volante nas periferias urbanas.

Em 1975, obteve o título de doutora pela USP, e em 1979, a cientista participou da criação da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Além disso, assumiu a direção da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), em São Paulo.

A geógrafa conquistou, como pesquisadora, o nível A1 do CNPq desenvolvendo pesquisas relacionadas aos processos de modernização do campo e ao êxodo rural.

Em 2005, foi condecorada, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, com a Ordem Nacional do Mérito Científico como Comendadora.

No artigo O retorno às origens ou a luta pela cidadania publicado na Revista USP (n. 27, 1995), a geógrafa analisa dados de migração no Brasil e estuda o caso específico de imigrantes japoneses.

A série Pioneiras da Ciência no Brasil é uma iniciativa do Programa Mulher e Ciência, uma parceria entre o CNPq e SPM-PR . A série divulga o trabalho de várias cientistas e pesquisadoras brasileiras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento cientifico e a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no país.

Saiba mais sobre a cientista.

Artigo: O retorno às origens ou a luta pela cidadania
Autora: Rosa Ester Rossini
Revista: Revista USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 6 de outubro de 2014 por em Divulga Cientista e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: