DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Divulga Cientista – Maria José Soares Mendes Giannini

giannini

Crédito: Léo Ramos/Pesquisa FAPESP

Conheça o trabalho da cientista brasileira, Maria José Soares Mendes Giannini, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Nascida em Portugal, Giannini se mudou para o Brasil aos 3 anos de idade. Sua carreira foi construída na Universidade de São Paulo, onde se graduou em Farmácia Bioquímica, em 1976, e conquistou o mestrado em Microbiologia e Imunologia, em 1982, e o doutorado em Ciências Biológicas/Microbiologia, sete anos depois.

Sua linha de pesquisa é na área de Farmácia, com ênfase em Micologia e Biologia celular.

Giannini atua também como co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences desde 2005, e é membro do conselho editorial das revistas The Open Mycology Journal, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences e da revista do Instituto Adolfo Lutz.

Atualmente, além de professora, é Pro-Reitora de Pesquisa da UNESP e membro do Conselho Superior da FAPESP, e faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if).

O Divulga Ciência separou um artigo da cientista, publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (vol. 34, n. 6, 1992) para o leitor conhecer um pouco de seu trabalho acadêmico.

No estudo Paracoccidioides brasiliensis (Lutz, 1908) isolado por meio de hemocultura em um paciente portadora de símdrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), a cientista e a equipe de pesquisadores relataram o primeiro caso de isolamento de Paracoccidioides brasiliensis — fungo causador de uma doença pulmonar conhecida como Paracoccidioidomicose ou Doença de Lutz-Splendore-Almeida em sangue de paciente HIV positivo.

Leia também a entrevista que Giannini cedeu à revista Pesquisa FAPESP, em 2013. Nela, a cientista conta sua trajetória e sua carreira como reitora da Unesp.

Artigo: Paracoccidioides brasiliensis (Lutz, 1908) isolado por meio de hemocultura em um paciente portadora de símdrome de imunodeficiência adquirida (SIDA)
Autores: David J. Hadad, Maria de Fátima C. Pires, Tereza C. Petry, Sandra Fernanda B. Orozco, Marcia de. S. C. Melhem, Roberto A. C. Paes e Maria José S. M. Giannini
Revista: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: