DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Edições Anteriores -Mulheres na ciência brasileira: artigo traz o crescimento da participação feminina

Imagem: Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo. Fonte: http://hotsites.sct.embrapa.br/…/nomes-d…/johanna-dobereiner

Imagem: Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo

Nos últimos dias uma onda de protestos tomou conta  das redes sociais em função de uma declaração feita pelo cientista britânico Tim Hunt, 72 anos, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2001, durante a Conferência Mundial de Jornalismo Científico, em Seul, capital da Coreia do Sul. Hunt afirmou que quando se trabalha com mulheres no laboratório três coisas podem acontecer: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você ou elas choram ao serem criticadas.

Após gigantesca repercussão negativa nas redes sociais, o fisiologista renunciou ao cargo de Professor Honorário na University College London (UCL), em Londres. Diante desse episódio, a instituição publicou uma nota ressaltando que foi a primeira universidade na Inglaterra a admitir estudantes mulheres em igualdade de condições com os homens, e que acredita que isso é compatível com o compromisso com a igualdade de gênero.

E no Brasil, qual é o papel da mulher na ciência, quando elas começaram a ganhar espaço em uma atividade vista como exclusiva de homens. O estudo “As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso”, publicado na revista Estudos Avançados, em 2003, (vol. 17 no.49) mostra o crescimento da participação feminina em alguns cursos de graduação (inclusive em cursos tradicionalmente ocupados por homens), nos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq, como bolsistas do CNPq e no quadro de docentes da USP.

Imagem: Memória Embrapa (http://is.gd/BNCtin)

Anúncios

2 comentários em “Edições Anteriores -Mulheres na ciência brasileira: artigo traz o crescimento da participação feminina

  1. prof. jb Nascimento
    17 de junho de 2015
  2. Junior Augusto
    4 de agosto de 2015

    Parabéns Mulheres, cada dia ficando mais reconhecidas na sociedade!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17 de junho de 2015 por em Edições Anteriores.
%d blogueiros gostam disto: