DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Editores da revista científica JBCS investem em seminários para ampliar público

Foto: Acervo Pessoal - Solange Cadore apresentando seminário

Foto: Acervo Pessoal – Solange Cadore apresentando seminário

Por Kátia Kishi

O Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) é a revista científica internacional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e considerada uma das mais importantes de sua área, detentora do 9º maior fator de impacto dentre as revistas brasileiras indexadas no Journal of Citation Index (1,129). Mesmo assim, os editores científicos perceberam que o trabalho não poderia se estagnar e resolveram investir na divulgação da revista, que, desde abril deste ano, promove seminários com discussões sobre os processos das publicações científicas e a história da revista para alunos de pós-graduação em química de diversas universidades brasileiras.

A iniciativa partiu de uma das editoras associadas da revista, Solange Cadore, química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que adotou com seus colegas uma política editorial que atraísse os jovens pesquisadores, pois, segundo ela, muitos deles não conheciam a revista. Assim, a ideia do ciclo de seminários é gerar novos leitores, autores e, por consequência, mais citações, além de atrair mais pesquisas relevantes para a revista, ou seja, “mostrar aos jovens pesquisadores a revista que temos, pois são dos estudantes de pós-graduação que temos os futuros pesquisadores, editores e revisores do Brasil”, afirma a editora.

O ciclo começou com um convite para todos os coordenadores dos programas de pós-graduação em química a fim de promover o seminário em suas grades. Solange explica que os programas se interessaram porque na palestra são apresentados todos os processos para a publicação de uma revista científica, além de o que é e como calcular o fator de impacto de um periódico, informações que muitos estudantes ainda desconhecem.

Neste primeiro semestre, foram aceitos sete convites nas cidades de Pelotas (RS), Florianópolis (SC), São José do Rio Preto (SP), Araraquara (SP), Uberlândia (MG), Jequié (BA) e Ilhéus (BA), onde Solange se dividiu com os editores Joaquim Nóbrega, químico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Watson Loh, químico da Unicamp, para o desenvolvimento dos seminários. Para o próximo semestre, estão agendados eventos em Brasília (DF), Alfenas (MG) e no Rio de Janeiro (RJ) e novos convites deverão ser realizados. Segundo dados de 2013 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), existem 62 programas de pós-graduação em química no Brasil, dos quais 57 são de mestrado acadêmico e de mestrado profissional e 37 de doutorado.

Outras estratégias de divulgação que o JBCS adotou foi sua inserção na rede social Facebook, atualmente com 650 curtidas. De acordo com Angela Custódio, editora administrativa, optou-se pela página pela praticidade de compartilhamento dos artigos e já promete novidades como o destaque para os artigos com mais downloads como forma de valorização dos conteúdos.

Capa da última edição, até o fechamento da matéria, da revista JBCS, vol.26,n.6, 2015

Capa da última edição, até o fechamento da matéria, da revista JBCS, vol.26,n.6, 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 de junho de 2015 por em Divulga Ciência e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: