DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Divulga Cientista – Vinicius Venâncio foi premiado por pesquisa sobre potencial terapêutico do fruto guajiru, da Amazônia.

Fonte: Divulgão/CNPq

Fonte: Divulgão/CNPq

Publicado originalmente no Portal Brasil

O estudante brasileiro Vinicius Venâncio ganhou dois prêmios nos Estados Unidos  com a pesquisa que realiza no Texas. Ele avalia o potencial terapêutico de um fruto da Amazônia, o guajiru (Chrysobalanus icaco L). Vinícius é contemplado com bolsa de doutorado sanduíche pelo Ciência sem Fronteiras (CsF).

Filho de comerciantes, Vinicius foi o primeiro membro da família a ingressar em uma universidade pública. Estudar no exterior seria, segundo ele, praticamente inviável. Mas hoje ele pode contar esta história, graças a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), por meio do programa.

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), Vinicius está nos Estados Unidos complementando seu doutorado em toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP). A bolsa permite que ele realize o estágio de doutoramento sanduíche na College of Agriculture and Life Sciences na Texas A&M University.

Prêmios

Com sua pesquisa, o brasileiro foi premiado no Texas A&M University Student Research Week 2015 (primeiro lugar entre pesquisadores de pós-graduação – áreas: Saúde, Nutrição, Cinesiologia e Fisiologia) e no Sigma Xi Symposium Theme Award (melhor pesquisa relacionada à prevenção de doenças).

A trajetória na área da pesquisa científica de Vinícius Venâncio começou na graduação, quando ele foi bolsista de iniciação científica do CNPq e desenvolveu estudos sobre quimioprevenção do câncer, mutagenicidade, antimutagenicidade e estresse oxidativo. Atualmente, ele é doutorando.

O Divulga Ciência separou um artigo publicado em revista nacional de Vinícius Venâncio:

Artigo: Efeitos da polpa do fruto de Annona crassiflora Mart., nos parâmetros bioquímicos e na carcinogênese de colon de ratos
Revista: Ciência e Agrotecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 6 de julho de 2015 por em Divulga Cientista.
%d blogueiros gostam disto: