DIVULGA CIÊNCIA

Valorizando os periódicos brasileiros através da divulgação científica

Novos Artigos – Revista Sankofa discute o método de formação dos educadores sobre racismo

criança

Por Kátia Kishi

Está disponível mais uma edição da revista Sankofa, Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, (v.8, n.15, 2015), uma publicação da Universidade de São Paulo com estudos que perpassam pela política, cultura e colonialidade.

A nova edição conta com um artigo de Eduardo Januário, doutorando em História Econômica na USP, que discute os aspectos históricos-econômicos das relações étnico-raciais na metodologia de formação dos educadores aplicada em São Paulo capital.

Suas análises indicam que existem três percepções sobre os conceitos do racismo entre os educadores, sendo que 60% conheciam, se identificavam com o tema e buscavam aprimorar seus conhecimentos; 35% que conheciam o tema, mas não com profundidade e ficaram, segundo o autor, “abismados com os dados e com o fato de não conhecerem a história do tema” e 5% dos que discordavam em discutir o racismo sob o argumento de que trazer o assunto como temática educacional é uma forma de acentuar as práticas. Os resultados também destacam que alguns educadores desconheciam a própria história brasileira, o que culmina na ausência de amplas discussões históricas na educação básica dos alunos e na mediação de problemas escolares.

Campanha contra o racismo da UFRJ.

Campanha contra o racismo da UFRJ.

Entre as discussões com os educadores, o autor aponta que ocorreram nos cursos relatos de discriminação racial nas escolas de São Paulo, principalmente entre as alunas negras, consequência da pressão social pelo “cabelo liso”, evidenciando a necessidade da discussão histórica sobre as relações étnico-raciais para modificar as abordagens com os alunos negros.

Confira o artigo completo e mais análises na revista Sankofa:

Artigo: Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo.
Autores: Eduardo Januário
Revista: Sankofa v.8, n.15, 2015)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 2 de setembro de 2015 por em Novos Artigos e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: